Como manter o foco na era digital

Sem dúvida alguma, o desenvolvimento da tecnologia trouxe inúmeras coisas boas para a sociedade. A facilidade na comunicação, a integração entre informações mundiais, o fácil acesso a tudo o que se deseja e o acesso à informação sem dúvida são apenas alguns dos pontos positivos que a era digital trouxe.

Porém, como tudo na vida, ela chegou com alguns pontos negativos. E um dos principais dela é a falta de foco. Com o verdadeiro bombardeio de informações e atividades vindos de todos os lados durante o tempo todo, manter o foco em apenas uma determinada atividade se tornou um verdadeiro desafio.

Desafio este que se estende a todos os aspectos da vida, seja se concentrar no trabalho ou manter o foco em uma hora de estudo, essa tarefa tem se tornado cada dia mais complicada. E é exatamente pensando nisso que nós reunimos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a manter o foco durante a era digital.

Planejamento

Com informações e interações vindas de todos os lados (computadores, redes sociais, smartphones etc), o planejamento se tornou ainda mais importante.

E uma boa dica para quem deseja manter o foco apesar de tudo isso é terminar o seu dia planejando aquilo que você deve fazer no dia seguinte. Dessa forma, você já vai começar o dia seguinte sabendo tudo o que precisa fazer, o que estimula a concentração e facilita a sua organização.

Trabalhe com uma aba aberta

Com a internet passamos a ter o péssimo hábito de trabalhar com um milhão de abas abertas, cada uma com um assunto ou um conteúdo diferente. A dica para manter o foco é trabalhar apenas com uma aba aberta, aquela que você está utilizando.

Todo o resto deve ser deixado de lado para que você consiga se concentrar em apenas uma atividade. O milhão de abas abertas são um estímulo para distrações.

Fone de ouvido

Se você não quer ser incomodado e conseguir se concentrar mesmo com barulhos internos, uma boa dica é colocar um fone de ouvido, mesmo que você não vá ouvir música. Isso ajuda não só a bloquear os sons externos que acabam desconcentrando, como também impedir que pessoas venham falar contigo.

Não responda a quem parar para falar contigo ou quiser te interromper. Peça para mandar um e-mail ou deixar um bilhete e depois que você terminar a sua tarefa você dá a atenção necessária a quem te procurou.

Deixe sua mesa limpa

Estudos já mostraram que uma mesa desorganizada é um estímulo a distrações. Mantenha a sua mesa sempre limpa.

Comece a organizar os seus pensamentos arrumando a sua mesa. Pode ter certeza que você vai sentir a diferença entre trabalhar em um lugar organizado e trabalhar em uma verdadeira bagunça.

Deixe o Skype no ocupado

Se você utiliza o Skype no trabalho, deixe sempre o seu status como “Ocupado”. Dessa forma, você só vai ser interrompido por algo realmente necessário.