Como Lidar com o Excesso de Informação Para Seu Projeto Online

Como lidar com o excesso de informação, afinal? Nos dias de hoje, ter alta performance e produtividade é fundamental para quem quer ter bastante resultado em menos tempo, porém uma das maiores dificuldades dos empreendedores é a sobrecarga de informação, tanto pelo conteúdo em si, quanto pelas técnicas de como executar e de como fazer esse trabalho.

O que seria a sobrecarga de informação?

É quando recebemos mais informação do que o nosso cérebro tem condições de processar e de tomar uma decisão com relação a essas informações.

O grande segredo é este, aprender a lidar com a enxurrada de informações diárias, como compilá-las e fazer algo útil com elas.

As seis principais consequências da sobrecarga de informação

1# – Perda de foco: Este é um dos maiores prejuízos. É tanta informação que você fica igual barata tonta, perdido, sem saber bem que caminho seguir, tentando ver tudo, fazer tudo e não faz nada. Você quer absorver o máximo de conteúdo possível para ter um maior sucesso e é aí que você se torna equivocado. É aquela velha história, vale a qualidade e não a quantidade. Não é o número de informações que fará a diferença, mas sim, como você lida com essa informação, como você a absorve e como a pratica. Muita gente se esbarra em algumas barreiras pelo excesso de informação e perde seu foco.

2# – Indecisão: Outra consequência é a indecisão, você fica muito perdido com tudo o que chega até você que fica indeciso e não sabe que rumo tomar.

3# – Procrastinação (paralisia): Outro grande problema que o excesso de informação gera é a procrastinação. É tanto conteúdo que você paralisa, congela e vai deixando para depois, pois parece que você nunca sabe nada, sempre tem o que aprender. E isso causa uma dificuldade enorme de dar o primeiro passo.

4# – Decisões equivocadas: Você acaba por tomar decisões equivocadas por não saber lidar com toda a informação que você recebe.

5# – Cansaço mental e ansiedade: Você tem muitas tarefas ao longo do dia e recebe muitas informações e não raro sua mente fica estafada, você já não consegue raciocinar, não sabe o que fazer e isso gera uma ansiedade.

6# – Esquecimentos: Também gera esquecimento, falta de memória.

Algumas dicas para reduzir a sobrecarga e ter alta produtividade

1# – Esvaziar a mente

Escrever qualquer pensamento que interrompe seu fluxo de trabalho.

2# – Juntar tarefas parecidas

Se você tiver várias contas a pagar, pague todas de uma vez.

Se precisa falar com várias pessoas no dia, reserve um horário e ligue para todos.

3# – Mapas mentais

É uma forma de organizar a informação, muito simples e eficaz.

4# – Decisões importantes de manhã

Aproveitar que está com a mente calma.

6# – Aperte o botão Reset

Pausa de 10min a cada 50min de trabalho;

Renova e recarrega sua energia;

Aumenta a criatividade;

Eleva a velocidade da execução.

7# – Estabeleça limites

A internet está disponível 24h/7 dias da semana;

Limite quanto tempo você está consumindo;

Escolha fontes de conteúdo de alta qualidade.

A culpa não é do excesso de informação. O problema não está exatamente na sobrecarga, mas sim, em não saber como lidar com tudo isso, em como tirar proveito disso e conseguir bons resultados.

O que não quer dizer que não seja possível absorver muitas informações. O desafio está em como faze-la chegar até nós. Se for de uma forma mais natural e mais didática é mais fácil armazenar seu conteúdo.